sábado, 14 de novembro de 2015

TRUQUES PARA O PÃO DURAR MAIS TEMPO





Desde os primórdios da civilização, o pão sempre foi um alimento muito apreciado, sendo consumido diariamente, recheado ou simples e que em muitos casos era  "o comer dos pobres" pois era só isso que tinham para comer (infelizmente hoje em dia isto acontece cada vez mais).
A pena é que se trata de uma alimento que acaba por se estragar com facilidade pois endurece muitas vezes de um dia para o outro o que nos leva a comprar pão quase todos os dias.
Segundo o jornal ABC existem sete dicas que permitem ter o pão sempre húmido e, quando já não é possível, arranjar formas de o utilizar.

1. Escolher um bom pão. Nem sempre comprar o mais barato é melhor, pois para que o pão seja bem confeccionado necessita de passar por um processo de fermentação que respeite os tempos, necessita de uma receita com ingredientes e doses adequadas e,por isso é que o pão é caro.


2. Arrefeça o pão antes de o arrumar. O pão quente é bom para comer na hora mas nunca para fechar num saco. Quando o faz está a fazer como que este se estrague mais rápido, já que o vapor que produz, quando libertado nos sacos, causa fungos que se transformam em bolor.

3. Corte o pão apenas quando necessita. Cortar o pão dá algum trabalho mas mantém-no fofo por mais tempo. Caso se habitue torna-se algo normal, assim corte só quando precisa e esqueça as máquinas de supermercado que parecem facilitadoras de trabalho mas que deixarão o pão duro mais rapidamente.

4. Utilize sacos de pano. As avós têm quase sempre razão e quando guardam o pão em bolsas de pano estão certíssimas. Os sacos de plástico e os frigoríficos prejudicam a frescura do pão, por isso, meta-o em pano ou se quiser manter o plástico pode fazê-lo, correndo o risco de a côdea amolecer.

5. Congele o pão, é uma boa opção. Congelar o pão que sobra ou que acha que não vai necessitar é uma excelente opção. Este alimento suporta bem o congelamento e, neste caso, deve utilizar o saco de plástico e cortar o pão em fatias. Quando precisa de pão, retira apenas a quantidade necessária e o facto de estar em pequenos pedaços facilita o descongelamento. O pão pode ficar no congelador cerca de três meses.

6. 
Tipo de pão. Os pães com côdea mais grossa duram mais tempo, já que não deixam passar tanto ar para a parte interior. Esta é uma opção para quem gosta deste tipo de pão.

7. Se deixou o pão secar, ainda há solução. Torrá-lo ou colocá-lo no forno faz com que o pão humedeça e consiga torná-lo fofo outra vez. Apesar de este método resultar, deve comer o pão dentro de uma hora, já que depois volta a ficar duro.


Fonte:Trinta por uma linha


Sem comentários:

Enviar um comentário