quarta-feira, 4 de novembro de 2015

DIA 4 - SOBREVIVER AO NATAL SEM COMPRAR PRESENTES


O Natal está ao virar da esquina e há meses que os  anúncios têm sido sobre uma coisa: Comprar! Comprar! Comprar!
Como uma mãe ocupada, você pode estar se perguntando, "Onde vou encontrar o tempo para comprar presentes para todos?" Mais importante, você pode estar se perguntando como é que os presentes se encaixam em seu orçamento já apertado.
Felizmente, há uma solução, embora um radical uma: dizer não a compra de presentes. O Natal é um momento importante para passar com a família, amigos e entes queridos e mostrar o seu apreço, isso pode ser feito sem presentes e sem entrar em dívida.
Vamos enfrentá-lo, no Natal as pessoas tornaram-se um frenesim consumista, sentindo-se obrigados a comprar os últimos gadgets e presentes para todos - famílias, amigos e colegas de trabalho. Todas estas expectativas pode levar-nos a gastar mais, potencialmente nos levando a dívida. Mas está gastando dinheiro apenas para dar presentes ou realmente abraçar o espírito natalício?
Pense sobre isso. Você se lembra os bons  presentes de Natal que você recebeu quando era criança? Eu com certeza não. Lembro-me de passar o tempo com a minha família, ter uma boa refeição, e assistir filmes. É possível tomar de volta esses Natais e abraçar a sua verdadeira essências - sem presentes. Veja como você pode sobreviver ao Natal sem  comprar  presentes.
Diga a seus amigos e família
Esta pode ser a parte mais difícil, mas para tornar o processo mais fácil, diga aos seus amigos e familiares que você está tendo uma temporada de Natal não-presente. Se perguntarem porquê, diga-lhes que você quer voltar para o básico e se concentrar em passar tempo com sua família e não necessariamente pensar no dinheiro. Deixe-os saber que você quer passar o tempo e ficar juntos, mas você não vai ter a compra de presentes este ano.
Se os seus filhos estão no lado mais jovem, eles provavelmente vão notar se você não comprar presentes, pois estão habituados a receber presentes durante o Natal. Diga-lhes  que você estará fazendo algo um pouco diferente este ano, eles no fim vão gostar.
O que fazer em vez de comprar presentes
Existem maneiras de dar significativamente a outros sem sair e comprar qualquer coisa extra. Uma das minhas favoritas maneiras de dar aos outros é através da criação de pequenas coisas feitas por mim, como bolachas de natal, caixinhas forradas, etc,…Se você tem alguma habilidade artística, sinta-se livre para fazer a sua magia. É um gesto e um dom para os outros - para ajudá-los ou passar algum tempo juntos, e não custa nada.
Devolvendo
O Natal  podem fazer você se sentir mal - como você nunca vai viver de acordo com as expectativas de ninguém, ou ser bom o suficiente, ou que você não pode manter-se com tudo.
Em vez de focar nas coisas que você não pode ter, no natal é um ótimo momento para praticar a gratidão e dar de volta aos outros. Você pode dizer a seus filhos que você não vai estar comprando qualquer presentes este ano, mas você vai estar fazendo uma actividade familiar para ajudar os outros.
Durante as férias, como uma família, você pode ir e dar a volta à sua comunidade local. Seus filhos podem reclamar no início, mas eles vão perceber o quanto eles têm - e aprender sobre como ajudar os outros.
Fazer coisas
Se você tem uma habilidade criativa, considere fazer algo para sua família ou amigos. Se você é um escritor, escrever um conto ou um poema. Se você pode costurar, fazer um cachecol. Se você pode assar, cozer algo.
Durante a temporada de férias que você pode usar sua imaginação e criatividade para dar aos outros algo verdadeiramente original, sem gastar mais dinheiro. Basta usar o que você tem. Um presente artesanal pode ser muito mais significativo do que algo que você pode comprar na loja.
Palavra Final A época natalícia pode ser um momento stressante, especialmente quando se trata das suas  suas finanças. Mas você não tem que fazer o que todo mundo faz. Você pode fazer o Natal com seus próprios termos e dar o seu coração e seu tempo - não o dinheiro.


Sem comentários:

Enviar um comentário