terça-feira, 17 de novembro de 2015

LIMPEZA SIMPLIFICADA: PARTE 2 - ROTINA DE LIMPEZA


Depois de todo o decluttering que você tenha feito, eu tenho certeza que você está pronto para por a sua casa limpa e reluzente, certo ?! Hoje o post é sobre a implementação de uma rotina de limpeza!
Eu decidi criar a minha rotina de limpeza, de forma a  fazê-la funcionar para o meu estilo de vida como uma mãe de trabalho fora e dentro de casa( pois faço consultas de Medicina Chinesa e Tarot, entre outras terapias em casa).Como fiz? Reparti por dias onde só tenho de gastar 30-45 minutos de limpeza, o que é fácil para mim na maioria dos dias. Eu também tento evitar a limpeza, tanto quanto possível nos fins-de-semana já que na vamos quase sempre para Montargil descansar e concentrar-nos em tempo para a família. Descobri que agrupamento de tarefas semelhantes em conjunto (ou seja, espanando todas as superfícies em torno da casa em um dia), em vez de se concentrar em uma sala inteira a cada dia me ajuda a agilizar o meu tempo porque eu só preciso retirar algumas ferramentas de limpeza ou produtos a cada dia, o que faz com que tenha um ritmo que não entre em conflito comas outras actividades que tenho.
A sensação que tenho é que esta forma de organizar a limpeza realmente me ajuda a ter a minha rotina discriminada ao abordar um pouco a cada dia para me impedir de se sentir sobrecarregada com a tarefa de limpara casa toda num dia.
Deixo aqui a minha rotina de limpeza mas, acho que você deve usar isso para inspirá-la a criar uma rotina que funciona melhor para você e sua casa.

Rotina de limpeza:

Rotina diária

Manhã:
Faça cama 
Esvaziar máquina de lavar louça
 
Colocar outra carga de roupa(se tiver)
Noite:

Carga máquina de lavar louça / lavar todas as panelas e frigideiras 

Limpe mesa de cozinha e contadores de 

Varrer e lavar o chão cozinha 

Arrumar hot-spots e outros itens ao redor da casa 

Dobrar e arrumar roupa

Preparar as marmitas para o dia seguinte

Preparar a roupa para o outro dia

Colocar tudo á porta para quando sair de manhã não esquecer de nada


Rotina Semanal

Segunda-feira:
Plano de refeições
 
Compras de supermercado
 
Mudança de lençóis em camas
Terça-feira: 
(cada 1x / mês feito)
1ª Terça-feira - forno limpo, micro-ondas, e 
frigorífico 
2ª Terça-feira - limpar as paredes, rodapés, painéis das portas
3ª Terça-feira - janelas dentro limpas e estores de poeira
 
4ª Terça-feira - limpar armários em cozinha e banheiros
Quarta-feira:
Limpar o pó todas as superfícies e móveis
Quinta-feira:
Aspirar todos os tapetes e chão (uso o Lecoaspira da Poltti porque tenho a minha Layka……)
Sexta-feira:
Banheiros limpos (eu apenas limpo os armários e gavetas a cada duas semanas)


Sem comentários:

Enviar um comentário