quarta-feira, 11 de novembro de 2015

OS VAMPIROS EMOCIONAIS




Algumas pessoas trazem leveza inesperada e conforto à sua vida.  Eles crepitam com energia, praticamente electrifica-lo com a sua presença.  E depois há aqueles que deixam você sentir-se stressada ou culpado ou esgotada como se lhe tivessem dado uma tareia.  São chamados os vampiros de emocionais, e antipáticos ou mansos, eles vêm em todas as formas.  A pessoa que chora, por exemplo, sempre se considera vítima.  O mundo está sempre contra ela, e ela vai contar cada coisa horrível que aconteceu com ela, chafurdando em cada historias. O encantador é um falador ou contador de piadas constante que tem de ser o centro das atenções.  O acusador, por outro lado, distribui porções infinitas de culpa.  E depois há a rainha do drama, o colega de trabalho que afirma que ela quase morreu de uma febre alta ou o vizinho que mora em extremos de emoção da vida é incrivelmente bom ou terrivelmente ruim.  Não importa que tipo de vampiro emocional que você está lidando, devendo se afastar, apesar de acharmos que é realmente difícil de fazer.  Estamos com medo que pensem como descortês;  nós não queremos ofender as pessoas. Mas há muitas maneiras de sair de uma conversa que nos desgasta.  Ao sair não é uma opção, você ainda pode manter seu nível de energia, fazendo alguns pequenos ajustes. 

Reconhecer os sinais.

 Uma das primeiras coisas a fazer é reconhecer quando você está sendo drenado, e que começa com a sintonia de seu reacções físicas.  Existe um aperto no peito quando uma determinada pessoa entra na conversa?  Você se sente cansado quando você desligar o telefone depois de falar com alguém?  Será que sua dor de cabeça, ou você sente como se as pernas lhe fugissem quando outra pessoa em um coquetel começa a falar com você? 

Tomar uma respiração profunda .


No momento em que você se sente electrocutado, ou cercado, ou stressada, eu recomendo tomar um fôlego. A respiração é uma maneira maravilhosa para centrar-se.  Basta seguir o fôlego e diga a si mesmo que você sabe o que está acontecendo e você pode lidar com isso.  É importante lembrar nosso poder individual.  Eu sei de trabalhar com pacientes que podemos perdê-los facilmente.  O minuto alguém vem em quem é mandona ou culpar, sentimo-nos diminuídas e tensas.  Se podemos nos concentrar na respiração, ou em uma imagem de um por do sol impressionante ou uma vista de topo de uma montanha, a tensão vai se afastar.  


Fonte:Judith Orloff , MD

Sem comentários:

Enviar um comentário