1. Eles programam uma semana de roupas.
Seja
honesto: Quanto tempo você gasta olhando para o seu armário em uma névoa
pré-cafeína, perguntando o que vestir?
Muitas pessoas escolhe cinco trajes todos os domingos. Colocam no cabide das calças, a camisa,
o casaco, e qualquer peça de vestuário que vai precisar e penduram no armário. Assim
quando se levantam pela manhã, é só pegar a roupa, vestir-se e sem stress.
2. Mantêm-se, pelo menos, três listas.
Geralmente têm sempre calendários e listas de afazeres: um
planeador do dia física que eles carregam sempre com ele (onde tomam notas sobre o que fazer depois), um calendário
Google que alerta seu antes de compromissos ou tarefas mensais, e um calendário
mensal magnética na porta do frigorífico para que todos os membros da família
podem anotar seus compromissos - de que maneira, ninguém se surpreendeu ou se
esquece de onde eles precisam para começar a ir. O meu esta na parede em frente á mesa da
cozinha, assim quando estou a tomar o pequeno-almoço estou a ver o que tenho
para fazer nesse dia….acreditem que ajuda!!!!
3. Eles têm um óptimo sistema de engrenagem de listagem.
Sempre
se esforçou para encontrar algo á ultima da hora quando está para sair de
casa?????? Ficamos logo stressados e de cabelos em pé? Falta sempre algo na
minha casa …. Ou o violino da Leonor, ou levar o cão á rua e a trela não está
no sitio e a hora de sair para o trabalho está a chegar e o cão continua sem ir
á rua…….é de loucos!!!!!!!!!!!!!!!
Muitas
pessoas têm as listas nas portas daquilo que têm de levar e preparam tudo para
o dia seguinte (se funcionasse com a minha filha, com o cão , e o marido… eu
vivia no céu!!!)
Então
como fazem…..têm sítios próprios para as actividades, pastas de consultas, listas
das datas dos testes ( isso ajuda que já comecei com a Leonor ….. porque é os
testes mais os ensaios gerais mais os espectáculos mais os escuteiros………. qualquer
dia começo a cobrar por ser a agente dela!!!!!), dos filhos onde colocam tudo o que necessitam ter
sempre a mão.
4. Eles incluem o "meio-tempos".
Assim
que colocamos a cabeça para fora da porta, a maioria das pessoas não se lembram
das coisas que fazem de rotina porque fazem tudo no piloto automático, mas entre os
tempos que já estão gravados na nossa cabeça temos de contar com os meios-tempos
extra entre uma actividade e outra. Comigo acontece com a minha filha á
segunda-feira que termina as aulas ás 18:00, mas só sai da escola as 18:30,
porque vai ao cacifo, vai buscar o instrumento……e os carros a apitar porque não
existe sitio para estacionar e eu estou quase a cortar os pulsos com toda esta
confusão! Estão a perceber a ideia???????
5. Eles esperam alguém para vomitar no carro.
.Há coisas em
nossas vidas que não podemos controlar, como doença, tempo, problemas com o
carro, e do tráfego, por exemplo. Mas este é o lugar onde ter um pelo menos um
extra de 15 minutos para cada actividade que tem de fazer vai aliviar um pouco
da tensão que você sente no dia a dia. E não é o fim do mundo, se sair mais
cedo você vai ter tempo para descomprimir e relaxar por um minuto. "
6. Eles agendam tempo para ir online.
A
fila do caixa pode ser uma excelente oportunidade para se deslocar Facebook,
Twitter, Instagram, ou outras tarefas, como verificar boletins escolares,
e-mails de trabalho, e ficar em contacto com a família pode ser uma grande
ajuda pois pode fazer coisas que iria fazer mais tarde.
O
segredo é esculpir um determinado período de tempo para o trabalho e cumpri-lo.
7. Eles usam o temporizador
Geralmente,
o meu maior problema é a transição de uma tarefa para a próxima; Saber que eu preciso
de tempo para ficar com a minha agenda e organizar-me………então estas pessoas “perfeitas”
utilizam um temporizador, nem que seja o do forno, para saber quanto tempo livre têm para planear seu dia. Além
disso, tentam estimar mais o seu tempo sempre que possível, pois isso não só
impede as pessoas de "perder a noção do tempo", mas também tem a
vantagem adicional de permitir que eles estejam totalmente presente no momento
- porque eles não estão constantemente a olhar para o relógio.
8. Eles usam o telefone como um profissional.
Sim,
existem aplicações para isso. Usando os
gadget disponíveis conseguem trazer mais organização facilitando assim a
vida. Entre alguns temos o EverNot , que ajuda a garantir que esses
pilhas de papéis não se percam, o Agenda Cozi, que até permite armazenar
receitas de cozinha e faz automaticamente as listas de compras quando estamos a
planearmos os menus semanais ou mensais (adoro esta aplicação) , 30/30 do planeador, que ajuda a manter o dia dentro do
cronograma.
9. Eles usam a mesma data para pagar as contas.
O
tempo é a chave essencial para aquelas contas traquinas. Em vez de manter o controle de uma
dúzia de datas de vencimento, eles pagam todas as contas no inicio de cada mês,
pois acertam a data na altura do contrato, e assim não pensam mais nisso
durante o resto do mês.
10. Eles usam a sua família (e os amigos e colegas de trabalho)
como abelhas operárias.
Você
não tem que ser Super mulher, que temos que 'fazer tudo', o que é uma mentira
completa e vai nos esgota as nossas energias. Vamos dividir com os filhos, marido, pais, amigos, etc tarefas como fazer seus próprios cafés da
manhã e almoço na parte da manhã, os pais ou os amigos irem buscar os miúdos á
escola, etc. Todas as pessoas fizerem um
bocadinho significa mais mãos no convés para sair a porta a tempo e não apenas
no período da manhã, mas a qualquer momento do dia.
11. Eles dizem "não" pelo menos uma vez por dia.
Muitas
vezes temos medo de dizer não, poia achamos que poderíamos perder uma grande oportunidade e preocupamo-nos
com o que os outros vão pensar de nós. Na verdade, se nós estamos
constantemente adicionar tarefas á nossa lista de coisas a fazer, vai ser quase
impossível chegar a algum lugar no tempo certo. Antes de fazer isso, devemos ter em
conta os custos. O que você vai ter que esforçar-se
a fim de fazer essa coisa ou assistir a este evento ou escrever este post ou
participar neste projecto? Será que vale o que você está desistindo? Se você
não têm 100% de certeza, diga 'não'. "
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