terça-feira, 14 de maio de 2013

Dor nas costas, como aliviar?

 


Neste dia, vamos ver como com o posicionamento simples dos dedos e mãos tentando alcançar um problema comum na vida diária, especialmente experimentado por pessoas mais velhas, pessoas que passam muito tempo sentado em um computador ou durante o trabalho espinha submetido a stress ou atitudes negativas. Nós nos referimos a um mudra para o tratamento de dor nas costas.

Como é que um mudra?

Se você ler o nosso artigo sobre os mudras, lembre-se de usar a comparação entre o desempenho destas técnicas de yoga e um circuito eléctrico como da mesma forma que atingiu certos efeitos, como as conexões são feitas, também no corpo humano pode provocar determinados efeitos se redireccionar a energia vital de uma forma que permite aumentar ou restaurar o funcionamento adequado de uma área particular do corpo ou do processo.

Mudra para dor nas costas

Para tratar a dor nas costas, usar um mudra simples, temos de praticar quatro vezes por dia durante 4 minutos por sessão.

Primeiro, tente se colocar em uma posição confortável, como sentar-se na cama ou sofá, com o corpo relaxado, com os cotovelos sobre as coxas para aliviar o stress.

Agora posicione sua mão direita, gentilmente juntando o polegar, o dedo médio e o dedo mínimo ou mais, enquanto estica o anel eo dedo indicador.

Por sua vez, no dedo da mão esquerdo índice acabou tocando a primeira articulação do polegar.

Manter estas posições das mãos por um determinado tempo, tentando ficar respiração calma e carinho, fazendo exalações profundas inalações e mais velhos. Você também pode tentar se importar com a dor que o aflige, e descobrir como ele vai com o efeito de distensão mudra.

Lembre-se que os mudras são tratamentos holísticos que devem ser praticados de forma consistente e correcta em seu espírito positivo, por isso não é aconselhável esperar resultados imediatos com a primeira sessão de mudras para dor nas costas. Mas se você adoptá-lo como um hábito diário e você estabelecer horários apropriados para a prática, com certeza começar a ver resultados no não muito distante.

Fonte:saude-alternativa.blogspot.pt

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Remédios caseiros para crescer o cabelo

 


Geralmente, a perda de cabelo em mulheres ocorre por várias razões, que vão desde uma contratura, stress, má alimentação, problemas hormonais ou uso prolongado de corantes que são agressivos, que é por isso que hoje apresentamos-lhe alguns remédios caseiros fáceis ou soluções tranquilidade doméstica aplicável que incentivar o crescimento do cabelo e evitar a sua queda.
Atenção Básica

Primeiro você tem que ter em mente que o cabelo, assim como qualquer outra parte do nosso corpo, requer cuidado mínimo determinado, o que, se não tratadas, as consequências não vai ter tempo para se manifestar.
Por isso, é essencial para obter o cabelo regularmente lavagem, lavagem, condicionamento e secagem necessário para qualquer outra escolha a não ser parar apliques sua queda não seja em vão.

Tente acostumar-se com estes produtos são de elevada qualidade e assiduamente evitar o uso de secadores de cabelo, ferros, químicos ou bonés e chapéus.
Massagem

É essencial boa massagem no couro cabeludo diariamente, gerando folículos para estimular e promover a circulação para as células que crescem cabelo mais oxigénio. Se possível, é mais benéfico realizar duas massagens por dia e depois de cada massagem com cabelo shampô lave normalmente.
Produtos caseiros

Além de cuidados básicos e massagens diárias pode ser implementada em diferentes óleos de massagem, loções ou cremes caseiros ou prontamente disponíveis, que dão vida e brilho aos seus cabelos e proporcionar massagens, dando fluidez e fornecendo componentes essenciais para a saúde do seu cabelo.
Óleo de rícino

Você pode aplicar pelo menos uma vez por semana e traz grandes resultados porque não obstruir os poros, estimula a circulação e permite que seus dedos para deslizar com mais eficácia e profundidade em seu couro cabeludo.

Gema

Você pode bater levemente uma gema de ovo e aplicá-lo uniformemente na cabeça e ao longo do cabelo e deixá-lo trabalhar por cerca de 20 minutos. Então você lave com água fria porque a água quente pode endurecer a gema em seu cabelo.
Suco de cebola

É claro que não pode ser inteiramente agradável ou difíceis de implementar devido ao seu cheiro forte ou acidez, mas provou ser um dos remédios mais eficazes e fornece mais resultados. Podem também ser combinados com a mistura de sumo de limão para expandir ao longo do cabelo.
Cálcio

Uma dieta rica em cálcio não só proporciona bons resultados com seus dentes e ossos. A abundância de cálcio também permite o crescimento das raízes capilares muito mais forte e mais saudável.
Azeite de oliva

Na Grécia antiga usada para tomar banho em azeite porque hidratado e deu vida à pele. O mesmo pode ser feito com o cabelo esta substância e seu crescimento, tonificando e dando maior brilho, além de remover as bactérias e tornar-se um dos remédios mais eficazes contra a caspa.

Estes são alguns dos remédios mais comuns para crescer o cabelo, e que pode lhe dar mais resultados. Há outros que também são frequentemente utilizados, tais como óleos e loções hidratantes, geralmente alguns vegetais, vitaminas, entre outros.
Fonte: saude-alternativa.blogspot.pt

domingo, 12 de maio de 2013

Benefícios de sais de banho


Estes benefícios de sais de banho são o resultado de vários fatores que se juntam para um banho de imersão relaxante.

Por um lado, a água quente impulsiona o corpo ea mente para uma mais relaxadas e receptivo, ao mesmo tempo que dilata os poros da pele, melhorando a desintoxicação do corpo. Além disso, esta abertura dos poros facilita a absorção das propriedades medicinais que fornecem os minerais e ervas que podem ser aplicadas a nossa casa de banho, todos os quais são adicionados efeitos benéficos de diferentes aromas que podem ser implementados através da aplicação óleos essenciais.

Assim, este conjunto único de benefícios a serem obtidos simplesmente sentar em uma banheira preparada adequadamente, permite que os músculos para relaxar e se recuperar de qualquer contração ou ferimentos, melhora a circulação sanguínea, estimula as articulações, e é excelente para acalmar um corpo dolorido. Tudo isso sem a quebra notória estes banhos fornecer à mente.

Um banho de sais minerais é também um tratamento de beleza excelente, ideal para manter a pele fresca e suave, tal como este tipo de trabalho de mergulho como esfoliantes naturais de qualquer rugosidade, a qual é muito eficaz no tratamento da acne, irritações da pele e calos .

Como fazer sais de banho naturais
Agora você sabe os benefícios de sais de banho, provavelmente você vai ter muito interesse em testá-los certo? Quanto ao que aqui nós damos-lhe um simples mas eficaz receita sais de banho naturais, com o qual você pode preparar um mergulho delicioso, sem aditivos químicos.

Os ingredientes que você vai precisar de: 2 chávenas de sais de Epsom ou sal do mar, 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio ou de glicerina, e cerca de 10 gotas de óleo essencial que você gosta, como o sândalo, lavanda, patchouli e baunilha . Você também pode encontrar algumas receitas que incluem corantes, mas isto é apenas para reforçar a sua presença e não altera suas propriedades medicinais.

Misture todos os ingredientes em um frasco que você pode cobrir, e deixe descansar o máximo possível para que os sais são impregnados com o cheiro de óleo essencial.

Depois de tê-los prontos, só para derramar um punhado destes sais em sua banheira para um banho mineral calmante, cheia de benefícios para a saúde e completamente natural e econômico.

sábado, 11 de maio de 2013

Champô Para Cabelos Secos



O leite é um poderoso hidratante, que penetra nos fios fazendo com que voltem a ficar brilhantes e com vida. O óleo de coco também é óptimo para recuperar os cabelos ressecados, pois penetra nas fibras, ajudando na umectação natural do fio. Quer experimentar? Então veja como preparar o
champô para cabelos secos e fique mais bonita de forma natural.

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água mineral
  • 1 copo de leite
  • 1/2 copo de sabão de coco ralado
  • 2 gotas de óleo de coco

Preparação:

Use uma panela de vidro ou esmaltada para ferver a água juntamente com o sabão de coco.
Mantenha o lume baixo e vá mexendo com uma colher de pau até que o sabão se dissolva completamente.
Por fim adicione o leite e as gotinhas de óleo de coco.
 Desligue o lume, espere esfriar e guarde em um recipiente de champô vazio.

Como Usar

Aplique uma pequena quantidade na raiz dos cabelos e massaje bastante com a ponta dos dedos.
Deixe o champô agir por pelo menos 1 minuto, enxagúe e finalize com o condicionador de sua preferência.
 O champô para cabelos secos pode ser utilizado diariamente.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Máscara Facial para Peles Secas

 

O ressecamento da derme pode estar relacionado a vários fatores, como vento, exposição ao sol, falta de nutrientes, banhos quentes, predisposição genética, dentre ouras causas.
O segredo para deixar a pele seca viçosa e bonita é recuperar a oleosidade natural da derme. As vitaminas E, A e C são super indicadas para melhorar o aspecto da pele, assim como as substâncias antioxidantes e os óleos naturais.
Experimente preparar em sua casa a
máscara facial caseira.

Ingredientes:

  • 1 banana
  • 3 colheres (sopa) de gel de aloé vera
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de óleo de coco

Preparação:

Em um recipiente limpo e seco, esmague bem a banana com a ajuda de um garfo.
Depois adicione o gel de aloé vera e vá misturando bem.
 Junte o mel e o óleo de coco e continue mexendo até obter uma mistura homogênea.

Posologia

Aplique a máscara no rosto, espalhando com a ponta dos dedos.
Aguarde em repouso até que a pasta seque na pele.
 Enxagúe com água fria e corrente.
 Por fim aplique um hidratante com filtro solar.
O processo deve ser repetido uma vez por semana.














quinta-feira, 2 de maio de 2013

Alimentos que curam

 


Além de fornecer energia e nutrientes para o organismo, vários alimentos têm propriedades terapêuticas valiosas e devem ser incluídos nas dietas.
*Abacate - Facilita a digestão e o seu consumo constante e prolongado combate o reumatismo e o ácido úrico. A monodieta do abacate por 2 a 3 dias é útil no combate aos cálculos da vesícula biliar e às úlceras gastroduodenais.
*Abacaxi - Tem acção depurativa e diurética. Usado fora das refeições diminui o excesso de acidez no estômago. A monodieta semanal de abacaxi é de grande utilidade no combate a qualquer tipo de pedra nos rins, contra o catarro nos brônquios e contra a obesidade (quando existe muita retenção de líquidos).
*Abóbora - Atua controlando o nível de glicose no diabetes, o colesterol e a gordura no sangue. Ajuda na evacuação e as sementes são eficazes contra a solitária. Aplicada sobre a pele, a abóbora tem acção emoliente e é útil no tratamento de queimaduras.
*Acelga - Crua é útil contra a anemia e combate a asma, o diabetes, a diarreia e o acúmulo de bile na vesícula biliar. Cozida, serve para a cistite aguda. Em cataplasma quente sobre a pele é analgésica, anti-inflamatória nos casos de contusões, abscessos e queimaduras agudas (neste caso, aplicar já fria).
*Agrião - Cru tem efeito tônico nos brônquios e pulmões, além de ser útil contra faringite e processos infecciosos da boca e garganta. Cozido tem acção estomacal tónica e depurativa. O sumo do agrião é útil contra a anemia, o escorbuto, a tuberculose, a pneumonia e as bronquites em geral, inclusive a dos fumantes; também é indicado para a febre persistente e a icterícia.
*Alcachofra - Estimulante do fígado e dos rins, é depurativa do sangue e combate o reumatismo, o ácido úrico e a arteriosclerose.
*Alface - Tem efeito diurético, calmante e depurativo. Abre o apetite e estimula as funções digestivas e excretoras.
*Alho - Comido como alimento, tem acção depurativa, diurética e digestiva. É um antibiótico natural (alicina), vermífugo e anticoagulante. Previne as tromboses, purifica as mucosas e evita a formação de catarro. Também tem efeito contra o excesso de ácido úrico, o reumatismo, a pressão alta e a arteriosclerose. Esses efeitos são obtidos com o consumo de dois a três dentes de alho diariamente.
*Ameixa fresca - Comida em abundância, é útil no resfriado, nas afecções dos brônquios e na asma.
*Amendoim - Tem acção tónica e afrodisíaca.
*Amora - Tem acção diurética, laxativa e expectorante. Também é emoliente e adstringente.
*Arroz integral - Um dos mais importantes alimentos da medicina natural. Tem acção depurativa dada a presença de albuminas desintoxicantes. Seu uso constante na alimentação torna o organismo mais purificado e saudável. É útil para as carências vitamínicas do complexo B, dada a sua grande quantidade de vitamina B1, B2, B6. o caldo de arroz integral cru é útil contra a diarreia.
*Aveia - É um alimento tônico devido à presença de manganês e tem acção medicinal contra o reumatismo, a gota e problemas inflamatórios das vias urinárias.
*Azeitona - A azeitona preta tem efeito laxante, e a verde é adstringente, com tendência a prender os intestinos. Ambas têm leve efeito contra a mucosidade excessiva dos pulmões e brônquios. O azeite de oliva é laxativo e útil em queimaduras.
*Banana - Útil para regular os intestinos nos casos de diarreia.
*Batata - O cataplasma da batata crua ralada é bom para as picadas de insectos e irritações cutâneas.
*Berinjela - O suco fresco é útil como diurético e desobstruente das vias biliares.
*Beterraba - O sumo cru é anti-anêmico e fortificante. Por ser muito rica em magnésio, é útil em casos de infecções crónicas. Contem uma substância chamada betaína, que possui acção eficaz contra tumores. Tem boa aplicação no câncer (sumo puro de beterraba crua quatro a cinco vezes ao dia).
*Brócolos - Indicados contra infecções localizadas; laxativos, emolientes, tônicos e ajudam a combater a anemia.
*Caju - Devido a sua acção adstringente, combate as diarreias crónicas e agudas. É tonificante e tem acção eficaz no diabetes e em todos os tipos de catarro. É tido também como afrodisíaco.
*Caqui - Combate a anemia, falta de vitaminas A e B, obesidade, diabetes e gota. A polpa tem efeito laxante.
*Cebola - É considerada um poderoso remédio, cuja acção depurativa permite ao organismo manter-se forte e saudável. Seu uso constante, de preferência crua, na salada, combate a anemia, tosse, doenças catarrais das vias respiratórias, problemas do estômago, fígado e rins, além de possuir acção vermífuga e anti-séptica. Tem a fama de conferir longevidade e força física.
*Cenoura - Crua, é útil no combate a problemas dos olhos, pele, cabelos, ossos, fígados e bexiga.
*Coco - A polpa do coco verde ou seco tem acção vermífuga e anti-diarréica. A água do coco verde é reguladora dos intestinos, vermífuga e é usada para tratar e prevenir a desidratação.
*Confrei - Tem excelentes efeitos medicinais como chá e como alimento. Em muitos países orientais é usado habitualmente como salada. Combate a asma, a alegria, icterícia, prisão de ventre, a úlcera gástrica e duodenal, o excesso de ácido do estômago, a anemia, várias doenças de pele e desnutrição. A melhor forma de uso é como salada crua.
*Couve - O consumo combate a anemia, o escorbuto e o bócio (papeira) devido a seu elevado teor de ferro, vitamina C e iodo. Combate às úlceras gástricas e duodenais por sua acção cicatrizante de contacto e, também, as úlceras externas (neste caso, aplicando o sumo ou as folhas batidas). Tem efeito sobre o mau funcionamento da vesícula biliar, cálculos renais e hemorróidas. De preferência deve-se usar o sumo, ou comê-la crua em salada. O mesmo sumo aplicado nos cabelos, diariamente, em fricções vigorosas, é útil no combate à queda do cabelo e seborreia.
*Damasco - Fortalece os dentes, as unhas e os cabelos. Também é útil na anemia por falta de ferro e na cirrose do fígado.
*Dente-de-leão - Tem acção semelhante ao confrei. No Brasil, apenas em algumas regiões e em certos grupos indígenas é usado como alimento. No entanto, goza de boa fama quanto ao seu uso medicinal como chá. Tem acção principalmente tónica e é útil no combate à anemia e às fraquezas em geral.
*Ervilha - Bom auxiliar no tratamento do diabetes e nos problemas digestivos ligados ao pâncreas.
*Espinafre - Tem efeito regulador sobre o aparelho digestivo e evita a prisão de ventre. Ajuda a combater a obesidade e é muito útil contra a anemia.
*Figo - Cozido com leite é um bom remédio para úlceras gástricas, inflamações da boca e da laringe, tosse e bronquite. É um bom laxante, e comido cru, em jejum, tem acção vermífuga.
*Goiaba - Como alimento, é indicada para tratar as úlceras duodenais e as diarreias.
*Laranja - Sua acção é depurativa. Limpa o organismo e o desintoxica, favorecendo a digestão de alimentos gordurosos. Muito usada na forma de suco, a laranja combate gengivite, reumatismo, ácido úrico, gota, diabetes, obesidade, pressão alta, fraqueza orgânica e febre, além de ser cicatrizante.
*Lentilha - É rica em cálcio e combate a anemia. Recomendada para as gestantes.
*Limão - Tem efeito semelhante ao da laranja, porém marcadamente mais acentuado enquanto depurativo. É um excelente recurso em medicina natural. O uso de certa quantidade diária do sumo puro do limão em jejum ou quantidades crescentes (somando um limão diariamente, até chegar a dez, e diminuindo depois um por dia) tem acção eficaz no tratamento de doenças graves, nas quais, por falta de energia, o paciente não tem mais forças para sair do leito. É adstringente, anti-séptico, anti-inflamatório, sudorífero e anti- pirético. Combate arteriosclerose, diabetes, pressão alta, obesidade, reumatismo em geral, catarro respiratório, asma, bronquite, amigdalite, rinites, febres e inflamações dos olhos.
*Maçã - É um alimento tónico. Ajuda a digestão, combate a anemia e a formação de úlceras do estômago. Combate a diarreia, principalmente infantil, devido à sua acção adstringente. O sumo da maçã tem acção anti- pirético.
*Mamão - É um poderoso regulador das funções intestinais. A presença da papaína garante a boa digestão das proteínas e das gorduras. O uso constante combate a arteriosclerose. A monodieta mensal de 3 dias é útil para tratar e evitar a formação de pedras na vesícula. Deve-se, no entanto, evitar o mamão papaia, e usar o mamão amarelo, vermelho e grande. As sementes de mamão têm vermífuga se forem comidas na quantidade de 1 colher (de sopa) por dia, sem mastigar.
*Mandioca - A farinha tem efeito sobre a diarreia e o cataplasma quente aplicado sobre abcessos ajuda a dissolvê-los. É contra-indicada na prisão de ventre, gases e nos casos de bócio.
*Melancia - Trata-se de uma grande diurético quando usado como alimento ou na forma de chá, feito com a polpa. É útil nos casos de doenças da próstata, gonorreia e sífilis e faz bem para o fígado e intestinos. Por ser indigesta, deve-se evitar engolir a sobra final da mastigação da polpa. O sumo coado tem acção mais eficaz.
Manga - Tem acção diurética e é estimulante da produção de leite. Também é útil contra bronquites, tosses e catarros. A amêndoa do caroço tem acção vermífuga.
*Melão - É diurético e ajuda a eliminar excesso de líquidos orgânicos. Como monodieta de 1 dia por semana ajuda a regular os hormónios e, portanto, serve como tratamento para desequilíbrios menstruais, tendência ao aborto e diversos problemas ligados aos distúrbios hormonais. Possui também acção depurativa e estimulante e é empregado no combate a problemas do fígado, rins e na eliminação de cálculos renais.
*Milho - Tem acção tónica e fortificante.
*Morango - É um bom mineralizante, empregado em casos de convalescenças, doenças degenerativas, reumatismo, cálculos renais, bronquite, pressão alta, anemia, ácido úrico e colesterol. É também diurético e vermífugo.
*Nabo comprido - Muito usado pelos povos orientais, é considerado um alimento que mantém a saúde e o vigor do corpo, conferindo longevidade. Sua acção medicinal é basicamente diurética, tónica e mineralizante. É útil no tratamento da obesidade, problemas dos olhos, colesterol, reumatismo, pressão alta, pressão baixa e anemia. O chá e o banho de assento, das folhas, são excelentes para os problemas genitais, como corrimentos vaginais, cólicas menstruais, menstruação irregular, fibromas uterinos, cistos de ovários, inflamações da vagina, útero, trompas, ovários, prostatismo, tumores da próstata, hemorróidas, pólipos, fistulas e a maioria das doenças do períneo.
*Nozes - É um alimento tônico e fortificante, útil no reumatismo e no excesso de ácido úrico.
*Pepino - É diurético e tonificante do fígado e dos rins. Fortalece os cabelos, unhas e pele, e combate à inflamação dos olhos. É um bom estimulante do apetite quando usado antes das refeições.
*Pêra - É indicada como alimento para pessoas convalescentes. Possui acção depurativa e diurética moderada.
*Pêssego - É um bom purificante dos rins e da bexiga. É também estimulante, laxativo e diurético.
*Quiabo - Por ser rico em ferro, é indicado para gestantes. Seu uso é recomendado nas inflamações intestinais e problemas dos rins e bexiga.
*Rabanete - É diurético e ajuda a normalizar as funções dos rins e a digestão, além de purificar o sangue e eliminar o catarro das vias respiratórias.
*Repolho - Empregado nas doenças neurológicas e nevralgias. Muito útil contra as náuseas da gravidez e a distrofia muscular. O sumo fresco aplicado nos cabelos é bom para eliminar a seborreia.
*Romã - É uma fruta com efeito adstringentes. Age também como diurético e depurativo, e é indicada nos casos de diarreia.
*Salsa - Devido à grande quantidade de magnésio, é muito eficaz para todos os casos de infecções e inflamações causadas por bactérias, vírus ou fungos. Também tem acção diurética, depurativa e tónica. Ajuda a tratar problemas do fígado, disfunções uterinas e impotência. O sumo fresco tem acção cicatrizante e é famoso seu emprego nas hemorragias nasais.
*Uva - A uva comum tem fama de ser diurética e purificante do sangue, ajudando a eliminar o excesso de toxinas, ácido úrico, colesterol, etc. É um bom alcalinizante do sangue, ajudando a restabelecer o equilíbrio do PH sanguíneo. Também é útil no combate à acidez estomacal.
*Vagem - É um alimento tonificante, usado nas convalescenças e nos estados de fraqueza.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ÓLEOS ESSENCIAIS CASEIROS




Aroma Revigorante

3 colheres de sopa de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
16 gotas de óleo essencial de alecrim
10 gotas de óleo essencial de pinheiro
5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro ou de plástico esterilizado. Tape e agite bem.
Depois de alguns dias de repouso estará pronto para ser utilizado, de preferência em divisões que requerem boas energias.

Aroma Relaxante

2 colheres de sopa de água mineral
2 colheres de sopa de vodka
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro e agite bem, até conseguir uma mistura homogénea. Deixe o aroma repousar durante alguns dias.
Esta fragrância é perfeita para aliviar ambientes tensos, tornando-os mais relaxados.

Aroma Refrescante

3 colheres de sopa de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
10 gotas de óleo essencial de limão
10 gotas de óleo essencial de laranja
10 gotas de óleo essencial de bergamota
4 gotas de óleo essencial de ylang ylang

Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro e agite bem, até conseguir uma mistura homogénea.
 Deixe a fragrância repousar durante alguns dias antes de utilizar.
Este aroma é perfeito para refrescar qualquer divisão, eliminando odores desagradáveis.

Aroma Noites Tranquilas 

3 colheres de sopa de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
10 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de bergamota
10 gotas de óleo essencial de salva

Junte todos os ingredientes num recipiente de vidro e agite bem, até conseguir uma mistura homogénea.
Depois de a fragrância ter repousado durante alguns dias, utilize-a no quarto de dormir, para noites bem dormidas e sonhos cor-de-rosa.

Água de Lavanda

3 copos de água mineral
3 colheres de sopa de vodka
30 gotas de óleo essencial de lavanda

Junte todos os ingredientes num frasco de vidro ou de plástico esterilizado. Tape e agite bem.
Deixe o aroma “amadurecer” durante alguns dias.
Uma vez pronto para utilizar, pode aplicar esta fragrância no ferro de engomar, na hora de passar linhos e camisas.
 Esta água de lavanda é ainda ideal para pulverizar a roupa enquanto seca no estendal ou os lençóis enquanto faz a cama de lavado

Lenços humedecidos

-150 ml de álcool de cereais
- 30 ml de água destilada
- 4 ml de essência de menta
- 2 ml de essência de erva-doce
- 1 g de ácido cítrico
- 1 retalho de algodão
- 1 pote de vidro com
Modo de fazer:
Antes de mais nada, você deve ter alguns cuidados no manuseio e nas essências a serem escolhidas. Assim como é importante o uso das luvas para evitar a contaminação dos lenços.  

Primeiro, misture os ingredientes:

Álcool de cereais,
Água destilada,
Essência de erva -doce e de menta (menta para refrescar e a de erva-doce vai dar o perfume que queremos para nossos lenços).  

A mistura vai ficar um pouco quente na hora, o que é normal. É só deixar arrefecer.
Depois, coloque o ácido cítrico (vai agir como conservante) e mexa bastante até diluir por completo.
Pegue nos lenços de papel (não é necessário abrir o lenço por que pode rasgar ao retirar da mistura) e mergulhe-os dobrados no líquido, um a um, com cuidado, e deixe de molho por 4h.  
Passado esse período, retire os lenços da mistura e coloque em cima do pano de algodão.  
Separe um do outro para que o tecido de algodão absorva bem o álcool e a água dos lenços.  
Deixe assim por 2h, indo virando o lenço para ele absorver os dois lados igualmente.  
Depois de duas horas, eles estão prontos para ser guardados. 
Dobre cada um dos lenços ao meio ainda húmidos e corte as laterais. 
Guarde em um recipiente e conserve-o com tampa.  

Validade: até 45 dias.